25.10.11

Região de Santiago Norte debate futuro do projecto sanitário 25 Outubro 2011



A Assomada recebe esta terça e quarta-feira, 25 e 26, um debate sobre regiões sanitárias. Deste encontro sairão os resultados da implementação deste projecto que iniciou em 2004.



Segundo um comunicado, Santiago Norte foi a primeira região sanitária criada em Cabo Verde constituindo um espaço para a experimentação de reformas nos domínios da regulação, da organização da prestação de serviços e do financiamento, que poderão ser depois generalizadas na perspectiva da criação de novas regiões sanitárias.

O projecto, que teve início em 2004 e termina este ano, é do governo cabo-verdiano, através do Ministério da Saúde e contou com a cooperação do Grão-ducado do Luxemburgo, através da agência Lux-Development.

Uma vez que o projecto está a terminar, realiza-se na Residência Estudantil Grão Duque Henry, Assomada, uma mesa redonda onde será debatido o projecto de criação da RSSN e sua implementação; os principais resultados da implementação da RSSN; as actividades Inovadoras desenvolvidas na RSSN; o Plano Regional de Desenvolvimento Sanitário 2012 – 2016 e a mutualidade em saúde no contexto da RSSN.

Promovido pelo Ministério da Saúde, nesta terça e quarta-feira, 25 e 26, o objectivo é efectuar um balanço da implementação da RSSN e as perspectivas para o futuro, reunindo intervenientes da região, responsáveis do ministério e parceiros de outros sectores e de organismos internacionais.
No mesmo período de tempo está patente uma exposição fotográfica, uma mostra de documentos e indicadores estatísticos da RSSN.

Asemana, 10.11.11

CVE/056 -  Bilan de la mise en œuvre de la Région Sanitaire Santiago Nord.

Labels:

10.10.11

10e édition du programme des Assistants Techniques Junior (ATJ)


Dans le cadre du programme «Assistant Technique Junior», financé par le Ministère des Affaires Etrangères du Luxembourg, six stagiaires vont être détachés sur le terrain à la fin d’octobre 2011. Élaboré pour donner la possibilité à des jeunes Luxembourgeois de mettre les pieds dans le monde de la coopération au développement, ils parcourront un stage pratique pendant onze mois.

Les 6 nouveaux ATJ sont  (d.g.à.d):



Laura JUNGERS, qui ira au projet MLI/020 - Composante d’accompagnement PIC II

Marie-Blanche (MARIE) VALENNE, qui ira au projet LAO/023 - Strengthening the Rule of Law through legal University Education

Lena Van den KERCHOVE, qui ira au projet  MON/003 – Cardio-vascular Diagnostic Centre – Phase II

Jos COUMANS, BACO Consult - le formateur

(assis)

Ibrahima (IBA) Blondin DIOP, qui ira au projet KSV/014 - Health Support Programme in Kosovo

Yannick BARAQUIN, qui ira au projet BKF/015 - Second Inventaire Forestier national

Alexandre (LEX) WILHELM, qui ira au projet AFR/017 - Promotion de Secteurs Financiers dans la Zone UEMOA

Comme d’habitude, une formation d’initiation à la coopération avec Jos Coumans de BACO et une présentation des différents départements de LD ont précédé cette expatriation.

Nous leur souhaitons la bienvenue chez LuxDev et bonne réussite dans les projets respectifs.