Banho de multidão na inauguração da estrada Porto Novo/Janela
A festa começou na cidade do Porto Novo onde o edil local, no seu discurso, caracterizou a infra-estrutura como “o culminar de um sonho antigo de mais de 100 anos”. Amadeu Cruz afirma estar convicto de que a estrada, que representa a luta titânica de todos os santantonenses, permitirá lançar as bases para o desenvolvimento da ilha.
“Esta obra constitui uma grande referência para o povo dos três concelhos. Vai dar um novo impulso ao desenvolvimento de Santo Antão e irá permitir o desenvolvimento de diversos sectores económicos”, apontou Cruz.
Para o primeiro-ministro, José Maria Neves, a inauguração da estrada Porto Novo/Janela significa a ânsia do povo cabo-verdiano. “Os cabo-verdianos têm uma grande ânsia pelo desenvolvimento. É essa ânsia que impulsiona o desenvolvimento do nosso país. A construção dessa estrada significa, também, a vida nesta ilha porque cria novas oportunidades para o crescimento de Santo Antão, transformando-a numa ilha mais competitiva”, sustentou o chefe do governo.
População do Penedo de Janela recebe comitiva em festa
Depois da recomendada prudência na estrada, iniciou-se o cortejo das várias centenas de viaturas até Penedo de Janela. Um desfile também abrilhantado pelos motards vindo da ilha vizinha de São Vivente.
À chegada a comitiva foi recebida por um grupo de alunos do Pólo Educativo nº2 de Cabo da Ribeira, que deram as boas-vindas com uma salva de “saúde”. De seguida grupo de Carnaval do Paul, num curto mas animado desfile, acompanhou a comitiva até à rotunda onde um mar de gente já se encontrava à espera, vindos de todos os cantos de Cabo Verde.
No meio de tanta festa, Maria de Nascimento, 93 anos, destacava-se. Natural de Janela, mas residente há mais de duas décadas em S. Vicente, não cabia em si de contente e de agradecimento. “A população de Janela agradece ao Governo e aos estrangeiros pela grande obra porque se não fossem eles ainda estávamos a andar nas rochas”, expressou a sua alegria.
Muita gente acordou bem cedo para não perder um pormenor da festa. “Levantamos desde das quatro da madrugada para puder acompanhar a inauguração da estrada. Viemos do Sul, concelho do Porto Novo e estamos contentes porque sabemos que a festa é também nossa”, contou Adelina, 66 anos de idade.
“Eu estou cá deste às 7 da manhã. Vim de Cabo da Ribeira e enquanto houver festa não vou arrecadar os pés daqui”, diz Guiomar, 72 anos, dançando ao som da música.
Joaquim Andrade, condutor de profissão, diz acreditar que a estrada vai trazer grandes vantagens à toda a população, principalmente à de Janela. “A estrada vai diminuir os custos das viagens. Se antes pagavam 450 para chegar à Janela, agora só pagarão 150$00. E é a nossa economia familiar também vai ganhar”.
Joaquim aproveita, no entanto, para chamar a atenção dos colegas para a via e pede acima de tudo mais prudência. “A via pode levar os condutores a querer acelerar mas eu digo-lhes: mais vale perder um minuto na vida do que a vida num minuto”.
Raquel Mendes
Labels: Cap-Vert